Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2016

SHIATSU


SHI= dedo ATSU= pressão
SHIATSU= Pressão com o dedo
www.aumaha.com

O shiatsu é uma arte de curar originaria do Japão, que  serve o poder do toque e da pressão para nos dar acesso às nossas próprias capacidades de auto-cura. Numa sessão de shiatsu, o profissional utiliza a pressão dos polegares e dos outros dedos, palmas das mãos e até cotovelos, joelhos e pés para provocar um relaxamento profundo e uma sensação de bem-estar. A massagem é profundamente relaxante, embora revigorante, trazendo uma sensação de tranquilidade e a consciência de um contato com a cada zona do próprio corpo.
O shiatsu evoluiu a partir da massagem tradicional no Oriente e atua sobre o sistema energético do corpo, por meio da rede de meridianos, ou vias de energias, que se relacionam com o funcionamento de órgãos internos bem como a nossa harmonia emocional, psicológica e espiritual.
Tal como outras curas naturais e terapias alternativas, o shiatsu interessa-se pelas medidas de prevenção. Conserva o corpo saudável, flexível e equilibrado, e também controla as mudanças de energia que podem ser precursoras de doenças. No caso de pessoas que já tem problemas de saúde, a terapia pode ser muito benéfica.
Indicação:
Há muitas situações particularmente apropriadas para o tratamento, incluindo dores de cabeça e enxaquecas, dores nas costas, tanto agudas como crônicas (em especial de origem muscular), ciática, rigidez nos músculos, lesões e ainda certas formas de artrite e reumatismo. Se aplicado corretamente sobre os órgãos internos, pode também desempenhar um papel importante no tratamento de indisposições digestivas e intestinais, problemas circulatórios, respiratórios e reprodutivos. Também é capaz de auxiliar no tratamento de ansiedade, tensão, depressão e instabilidade emocional.
O Shiatsu é indicado para muitos problemas, mas também possui algumas Contra-indicações:
- febre, doenças infecciosa ou contagiosas, no local de queimaduras, feridas abertas, ossos fraturados ou veias varicosas.
- Em, mulheres grávidas deve evitar trabalhar o canal do baço pâncreas, intestino grosso, vesícula biliar, pois esses pontos podem dar início a trabalho de parto ou provocar aborto.
- Em caso de osteoporose, outras doenças degenerativas musculares,
- Em caso de câncer, pois pode promover a disseminação da doença para outras áreas do corpo.
- Não pressionar sobre edemas e inchações, ou sobre fraturas.
- Não pressionar sobre varizes.

Na hora do procedimento deve-se ter alguns cuidados básicos como: 
- Fazer higienização das mãos,
- manter as unhas  cortadas e limpas,
- Usar touca e jaleco
- fazer higienização do colchão.
O colchão japonês e o colchão de couro é a melhor opção  para técnica do shiatsu, pode-se trabalhar no chão pois é mais simples e dará mais resultado. O cliente deve usar roupas leves, ideal para mantê-lo aquecido, visto que o Shiatsu tem a propensão para abrandar o metabolismo, podendo originar uma sensação de frio.
A sala em que se encontra tem luz, é arejada e, acima de tudo, agradável. Com uma música relaxante e essências.
Modo de aplicação:
As técnicas que se entregam no Shiatsu são, simultaneamente, simples e profundas. Tais técnicas, estimulam energeticamente uma relaxação consciente, o que permite os mecanismos fisiológicos, que governam tensão muscular, e aflouxar com mais eficácia do que noutros tipos de recuperação.
A posição do paciente e o sentido da massagem nas sessões podem ser pré-definida, iniciando a terapia de decúbito ventral sentido crânio- caudal trabalhando região posterior e pontos palpáveis da região lateral e finalizando em decúbito dorsal sentido crânio – caudal.

·         Pontos utilizados nas sessões de Shiatsuterapia

Cabeça: face-linha mediana (região frontal); região zigomática; temporal; occipital- linha mediana;
Coluna vertebral: região para vertebral (cervical torácica e lomba;
Região escapular: região supra escapular; redondo menor; redondo maior; parte posterior do deltoide;
Membro superior: região posterior, anterior e lateral;
Região glútea;
Região Ilíaca;
Região sacral;
Membro inferior: região femoral; poplítea; sural e plantar; Região anterior do membro inferior: região inguinal; femoral; patelar; crural; lateral peitoral;





Referencias:Liechti.Elaine. Shiatsu a massagem japonesa. Editorial Estampa. P7-16 1994Namikoshi, Toru. O livro completo da terapia shiatsu. Manole, 1992.KIMURA,André;FACCI,M.L;GARCEZ,F.V. Efeitos da terapia manual shiatsu na fibromialgia:estudos de casos. VI Mostra interna de trabalhos de iniciação cientifica 23/26 de outubro de 2014

SHIRLEY ALVES 

Um comentário:

Comente