Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Hidratação Cutânea


 Quando a pele está adequadamente hidratada, ela está apta para, assim, cumprir efetivamente todas as suas funções e permitir a homeostase cutânea. A manutenção da hidratação cutânea, bem como a capacidade de renovação celular do organismo, é imprescindível para a conservação da saúde, maciez, flexibilidade, elasticidade e jovialidade cutânea.

Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções.
A escolha do hidratante varia de acordo com a idade e com cada tipo de pele e, no caso dos hidratantes faciais, é importante associar com o filtro solar. Hidratantes em gel são indicados para peles oleosas ou mistas, pois não apresentam oleosidade em suas formulações. No entanto, a pele pode ser oleosa e estar ressecada, ou ter tendência a formar comedões (cravos). Nesses casos, os melhores produtos são os géis e as loções oil-free. Há também o soft-gel, um produto sem oleosidade e muito leve, com textura semelhante à de um creme, apesar de ser um gel. Já os hidratantes em creme são mais indicados para peles normais ou secas.
A hidratação de boa qualidade deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de produtos específicos, recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água. Veja outras medidas que ajudam a manter a pele bem hidratada:
·         Evitar exposição excessiva ao sol.
·         Manter uma dieta rica em frutas e verduras, que contenha muitas fibras.
·         Evitar o uso excessivo de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e prolongados, principalmente no inverno. 
  •       Evitar realizar esfoliações excessivas na pele.

A ingestão adequada de água favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio da pele e garante sua hidratação. Além disso, a água trabalha junto com as fibras estimulando o transito intestinal e eliminando as toxinas do organismo impedindo que o seu acumulo seja refletido na pele.




REFERÊNCIAS
MEDLIJ,B,C. HIDRATAÇÃO CUTÂNEA: ASPECTOS FUNDAMENTAIS NA MANUTENÇÃO E REPARAÇÃO DA FUNÇÃO BARREIRA DA PELE. UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO.



Beatriz Jéssica  

SHIATSU


SHI= dedo ATSU= pressão
SHIATSU= Pressão com o dedo
www.aumaha.com

O shiatsu é uma arte de curar originaria do Japão, que  serve o poder do toque e da pressão para nos dar acesso às nossas próprias capacidades de auto-cura. Numa sessão de shiatsu, o profissional utiliza a pressão dos polegares e dos outros dedos, palmas das mãos e até cotovelos, joelhos e pés para provocar um relaxamento profundo e uma sensação de bem-estar. A massagem é profundamente relaxante, embora revigorante, trazendo uma sensação de tranquilidade e a consciência de um contato com a cada zona do próprio corpo.
O shiatsu evoluiu a partir da massagem tradicional no Oriente e atua sobre o sistema energético do corpo, por meio da rede de meridianos, ou vias de energias, que se relacionam com o funcionamento de órgãos internos bem como a nossa harmonia emocional, psicológica e espiritual.
Tal como outras curas naturais e terapias alternativas, o shiatsu interessa-se pelas medidas de prevenção. Conserva o corpo saudável, flexível e equilibrado, e também controla as mudanças de energia que podem ser precursoras de doenças. No caso de pessoas que já tem problemas de saúde, a terapia pode ser muito benéfica.
Indicação:
Há muitas situações particularmente apropriadas para o tratamento, incluindo dores de cabeça e enxaquecas, dores nas costas, tanto agudas como crônicas (em especial de origem muscular), ciática, rigidez nos músculos, lesões e ainda certas formas de artrite e reumatismo. Se aplicado corretamente sobre os órgãos internos, pode também desempenhar um papel importante no tratamento de indisposições digestivas e intestinais, problemas circulatórios, respiratórios e reprodutivos. Também é capaz de auxiliar no tratamento de ansiedade, tensão, depressão e instabilidade emocional.
O Shiatsu é indicado para muitos problemas, mas também possui algumas Contra-indicações:
- febre, doenças infecciosa ou contagiosas, no local de queimaduras, feridas abertas, ossos fraturados ou veias varicosas.
- Em, mulheres grávidas deve evitar trabalhar o canal do baço pâncreas, intestino grosso, vesícula biliar, pois esses pontos podem dar início a trabalho de parto ou provocar aborto.
- Em caso de osteoporose, outras doenças degenerativas musculares,
- Em caso de câncer, pois pode promover a disseminação da doença para outras áreas do corpo.
- Não pressionar sobre edemas e inchações, ou sobre fraturas.
- Não pressionar sobre varizes.

Na hora do procedimento deve-se ter alguns cuidados básicos como: 
- Fazer higienização das mãos,
- manter as unhas  cortadas e limpas,
- Usar touca e jaleco
- fazer higienização do colchão.
O colchão japonês e o colchão de couro é a melhor opção  para técnica do shiatsu, pode-se trabalhar no chão pois é mais simples e dará mais resultado. O cliente deve usar roupas leves, ideal para mantê-lo aquecido, visto que o Shiatsu tem a propensão para abrandar o metabolismo, podendo originar uma sensação de frio.
A sala em que se encontra tem luz, é arejada e, acima de tudo, agradável. Com uma música relaxante e essências.
Modo de aplicação:
As técnicas que se entregam no Shiatsu são, simultaneamente, simples e profundas. Tais técnicas, estimulam energeticamente uma relaxação consciente, o que permite os mecanismos fisiológicos, que governam tensão muscular, e aflouxar com mais eficácia do que noutros tipos de recuperação.
A posição do paciente e o sentido da massagem nas sessões podem ser pré-definida, iniciando a terapia de decúbito ventral sentido crânio- caudal trabalhando região posterior e pontos palpáveis da região lateral e finalizando em decúbito dorsal sentido crânio – caudal.

·         Pontos utilizados nas sessões de Shiatsuterapia

Cabeça: face-linha mediana (região frontal); região zigomática; temporal; occipital- linha mediana;
Coluna vertebral: região para vertebral (cervical torácica e lomba;
Região escapular: região supra escapular; redondo menor; redondo maior; parte posterior do deltoide;
Membro superior: região posterior, anterior e lateral;
Região glútea;
Região Ilíaca;
Região sacral;
Membro inferior: região femoral; poplítea; sural e plantar; Região anterior do membro inferior: região inguinal; femoral; patelar; crural; lateral peitoral;





Referencias:Liechti.Elaine. Shiatsu a massagem japonesa. Editorial Estampa. P7-16 1994Namikoshi, Toru. O livro completo da terapia shiatsu. Manole, 1992.KIMURA,André;FACCI,M.L;GARCEZ,F.V. Efeitos da terapia manual shiatsu na fibromialgia:estudos de casos. VI Mostra interna de trabalhos de iniciação cientifica 23/26 de outubro de 2014

SHIRLEY ALVES 

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Rejuvelhecimento das mãos


http://institutoperface.com/perface-plastica/wp-content/uploads/2011/12/shutterstock_25113952.jpg

Se você quer saber a idade de uma pessoa, olhe as mãos dela. As mulheres - e homens, investem nos cuidados do rosto, mas pouca gente lembra das mãos. No entanto, as mãos são tão vulneráveis quanto o rosto. Isso porque essas são as partes mais expostas a fatores externos, como é o caso do sol e da poluição, que contribuem para o envelhecimento precoce. Sem falar que elas são utilizadas a todo o momento, não importa para qual tarefa.
A pele das mãos não absorve muito os produtos, por isso é sempre bom reaplicar o hidratante ao longo do dia

http://www.amaderm.com.br/wp-content/uploads/2015/01/x.jpg
Filtro solar: AS mãos sofrem com a exposição direta aos raios ultravioleta – seja inverno ou verão. O ideal é evitar ao máximo o sol forte e utilizar protetor solar com FPS de 30 ou mais na região.
Hidratação: Como as mãos não produzem muito sebo naturalmente, a hidratação é fundamental para evitar o envelhecimento precoce e o ressecamento. Determinados cremes, além de hidratar, são capazes de proteger a região, formando uma barreira contra agentes químicos, e de combater a aspereza, calosidade, e a descamação da pele.
A sugestão, portanto, é utilizar hidratantes que contenham ativos como ureia, lactato de amônio, ácido hialurônico ou vitamina C diariamente. Assim, suas mãos ficam menos propensas aos efeitos do tempo.
Esfoliação: É indicado esfoliações periódicas nas mãos, para promover a renovação celular. Mas sem exagero! É importante esfoliar mais ou menos a cada quatro meses. O intervalo é ideal para não agredir demais a pele e, ainda, para que não viremos escravos dos cuidados com nossas mãos.
Para as manchas da pele: há cremes clareadores que podem ser usados em casa sem grandes riscos, principalmente os que contêm retinol na composição. Este ativo não mancha a pele em contato com o sol, ao contrário do ácido retinóico, que só deve ser usado à noite.
Tratamentos para rejuvenescer:
Preenchimento com ácido hialurônico na derme. O ácido atrai água, aumentando o volume da pele das mãos e deixando-as mais hidratadas. O ácido hialurônico também pode ser aplicado sob a pele, entre os tendões, em casos mais extremos de perda de volume. Essa opção é indicada para mulheres mais maduras e, especialmente para as muito magras.
Além dos preenchimentos, a aparência da pele das mãos pode melhorar com aplicações de lasers, peelings e luz pulsada, está estimula a produção de colágeno ajuda a diminuir manchas. Todos esses procedimentos devem ser feitos e acompanhados.

Referências:Shono, Mariane Midori, Ane Beatriz Mautari Niwa, and Nuno Eduardo Sanches Osório. "Tratamento para rejuvenescimento das mãos com hidroxiapatita de cálcio." Surgical & Cosmetic Dermatology 4.2 (2012): 186-188.Campos, Valeria, et al. "Estudo comparativo: tratamento do rejuvenescimento de mãos utilizando a luz intensa pulsada isolada ou associada ao laser fracionado não ablativo 1340nm."Núcleo, I. P. Ê. "Minuto Saúde Estética." Veja 2016 (2016).

Bruna Vieira 



terça-feira, 24 de maio de 2016

Depilação Egípcia

http://coisasdesalaobr.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html

É uma técnica de depilação temporária; a depilação consiste apenas em 30 cm de linha, sendo que as mais usadas são as de 100% algodão e poliéster.
A depilação egípcia ao longo dos anos tem ganho popularidade em outros países.
A técnica consiste em amarrar as duas  pontas da linha, segurar com os dedos que você tiver mas habilidade, passar enrolando sobre os  pelos e fazer movimento de abre e fecha e vai e vem. A aplicação consegue remover todos os pelos inclusive os  pelugens. 
É indicada principalmente para pessoas com pele sensível e que tenha alergia a outras técnicas de depilação, por não provocar foliculite, corte e nem queimaduras. 
Essa técnica pode ser realizada em qualquer área do corpo como sobrancelha, buço, rosto, axilas e virilha. 
Ao iniciar o procedimento deve-se fazer assepcia da área, trocar a linha para cada região, finalizar com loção calmante, soro fisiológico e protetor solar (na região que for necessário). 
Essa técnica tem que ser realizada por profissionais capacitados e paramentados com o EPI (equipamento de proteção individual) necessários como: jaleco, máscara, touca e luvas descartáveis. 



Referências:

ARCANGELI, cristiana.Beleza para a vida inteira. 3 ed São Paulo sp:SENAC.2002. Pág 11.
Estética Facial AKIRA KEN Shimizu 13 de nov de 2015. PAG 167


Jilmária Costa 

quinta-feira, 19 de maio de 2016

A Postura do Esteticista em Relação ao Cliente

Como em todas as áreas profissionais, os esteticistas também possuem um código de ética a ser seguido, garantindo assim segurança e qualidade no atendimento, tanto para clientes, como para a própria classe.
A boa conduta ética faz do esteticista um profissional diferenciado e valorizado por seus cliente e colegas.
De acordo com a CIDESCO (comitê internacional de estética e cosmetologia), o esteticista ou profissional da beleza, tem como função atender e cuidar de seus clientes, embasado em sólida formação técnica, com domínio total de todos os setores que compõe a estética e cosmetologia. É seu papel prestar serviços de alta qualidade ao público, com objetivo de melhorar e manter a aparência externa e as funções naturais da pele, influenciando-os ao relaxamento e bem-estar físico do corpo e da mente. Deve ainda estar qualificado para exercer sua capacidade em âmbito internacional, mantendo conduta ética e moral irrepreensível.
Os funcionários devem realizar suas tarefas de maneira que ajudem às empresas no alcance das metas, neste sentido é possível afirmar que o ambiente promovido pelas empresas deve ser propício para que coexista uma relação de ganha “versus” ganha, aspecto este promovido pelas políticas e práticas de Gestão de Pessoas. Em geral, os esteticistas são avaliados 90 dias depois da contratação e anualmente, a partir de então. Nesse meio tempo, desenvolver métodos que propiciem a autoanálise e o feedback da gerência pode ajuda-lo a se familiarizar com o processo e o ambiente de trabalho, além de reforçar a conduta ética e moral no atendimento.
É sempre aconselhável que o profissional da saúde busque o autoconhecimento, a fim de facilitar a compreensão e o manejo adequados da queixa do cliente.
Contudo, é fundamental que cliente saiba que ele é o maior responsável pelos resultados e pela mudança que ele deseja. O atendimento além de ser receptivo deve ser esclarecedor e informativo, não basta apenas um 'bom dia' ou uma ‘boa tarde’ do esteticista, é preciso entender, auxiliar e esclarecer as dúvidas dos clientes, para que este consiga dar prosseguimento ao procedimento em sua residência, obtendo assim o resultado que almeja.
Vale lembrar que essa é uma profissão que segue as normas sanitárias estabelecidas pelo governo. Se você deseja ser um profissional eficiente deve aprender as regras e sempre segui-las a risca. É assim que você, seus colegas e clientes poderão ter um sentimento mútuo de respeito e confiança.
                
Referências Bibliográficas

STANDARD.M FUNDAMENTOS DA ESTÉTICA PG 31-34 10°EDIÇÃO  01 ORIENTAÇÕES E NEGÓCIOS CENGAGE LEARNING 2011
STANDARD.M FUNDAMENTOS DA ESTÉTICA PG 93 10°EDIÇÃO 02 CIÊNCIAS GERAIS CENGAGE LEARNING 2011
A RELAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E CLIENTES-TENDENCIAS E PERSPECTIVAS 2014 ROBERTO KANANEAA.


terça-feira, 17 de maio de 2016

A Importância da Camuflagem para Melhorar a Auto-Estima


http://blog.carreirabeauty.com/wp-content/uploads/2014/05/maquiagem-camuflagem-vitiligo-acne-ros%C3%A1cea-queimaduras.jpg

Na era da comunicação de imagens, não podemos subestimar a importância da aparência física. Ela pode transmitir muito mais do que imaginamos. Quando a imagem refletida não é aquela que desejamos ter, surge o sentimento de inadequação. E é este sentimento que faz com que cada vez mais as pessoas busquem novas alternativas, com o objetivo de recuperar a tão desejada autoestima.
O uso como camuflagem cosmética teve início a partir da Segunda Guerra Mundial, onde cirurgiões plásticos ajudaram na criação de produtos mais espessos e com pigmentação mais densa, para camuflar cicatrizes de queimaduras de pilotos de caça.
A camuflagem cosmética é uma terapia que foi criada para aliviar o sofrimento daqueles que têm sido desfigurados por doenças de pele e que, até agora, não tiveram nenhuma forma de correção cirúrgica definitiva, mas que deve conviver com suas deformidades. O objetivo da terapia é fornecer maneiras novas e inovadoras para reparar a aparência de pacientes com anormalidades. Uma variedade de técnicas de cosméticos é usada para ajudar esses doentes em fazer suas irregularidades se tornem o mais discretas quanto possível.
A camuflagem tem o poder de melhorar a qualidade de vida de quem usou deste método. A técnica é simples, porém com algumas peculiaridades que são fundamentais para que o resultado final seja satisfatório e que esconda com perfeição as deformidades da pele.
Certas patologias de pele não são tratáveis pelos métodos da medicina dermatológica ou por cirurgias plásticas, e é por isso que a camuflagem feita pela maquiagem torna-se de extrema importância para estas pessoas.
A diferença entre a maquiagem regular e a camuflagem cosmética é de fato uma formulação específica. “Estes produtos têm uma textura mais densa do que os comuns e sua formulação busca uma melhor cobertura das imperfeições da pele.”
Atualmente a maquiagem corretiva não cumpre apenas a função de proteger ou camuflar, mas também de proporcionar um visual mais belo e saudável à pele.

As lesões mais frequentemente encontradas e aptas para a camuflagem cosmética são:

Eritema e acne
Cloasma (também conhecido como melasma)
Lúpus discoide
Efélides (sardas)
Rubor facial
Rosácea
Hiper-pigmentação;
Leucoderma(hipo-pigmentação)
Estrias  
Vitiligo
Xantelasma
Tatuagens não desejadas
Cicatrizes
Marcas de nascença
Psoríase em placas
Manchas senis

Os produtos para fazer a camuflagem são importados. A importação de cosméticos, produtos de higiene e perfumes na forma de matéria-prima, produto semi-elaborado, produto a granel ou produto acabado, conforme enquadramento dos produtos disponível no sítio eletrônico da ANVISA estará sujeita ao registro de Licenciamento de Importação no SICOMEX, submetendo-se à fiscalização pela autoridade sanitária antes de seu desembaraço aduaneiro.

Para fazer a camuflagem cosmética não precisa ser profissional. Basta saber fazer a camuflagem correta, para suprir as necessidades desse segmento tão promissor.

Referências Bibliográficas:

Rech, G., et al. "Camuflagem cosmética: uso da maquiagem para correção dos defeitos da pele [consultado em: 29 set.2013]."

http://dicasparaimportarouexportar.blogspot.com.br/2014/05/rdc-81-anvisa-importacao.html


Elisama Ferreira

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Bandagem fria

http://garotabeleza.com.br/wp-content/uploads/bandagem-fria.jpg




A bandagem fria é um dos procedimentos estéticos utilizados na diminuição da lipodistrofia (gordura localizada) e a flacidez tissular. É uma das formas mais utilizada da crioterapia.
Ética do Profissional
No procedimento da bandagem fria são utilizados faixas de crepe, água fria ou gelada e gel de cânfora, que tem princípios ativo com ação vasoconstritora e resfriamento local. A faixa é enrolada no local de maior concentração de gordura ou flacidez. Dessa forma, teoricamente, a termorregulação entra em ação provocando a lipose do tecido adiposo no local do resfriamento produzindo calor e reaquecendo, diminuindo em contrapartida o volume da gordura. A bandagem fria pode ser associada a outros procedimentos estéticos sem estímulos de calor, para potencializar os resultados. 

· Antes de começar o procedimento o profissional da área de estética e saúde deve passar todas as informações ao cliente, informando-o sobre as indicações, contra indicações, os cuidados cabíveis após o procedimento e a posição em que os mesmos devem permanecer.
· São indispensáveis os cuidados com a higienização das mãos do profissional, assim como da área a ser tratada no paciente.
· Os ativos usados devem ser de boa qualidade.
· As faixas devem ser de uso exclusivo de cada paciente e as mesmas devem ser enroladas de maneira correta no local a ser tratado.

Referências Bibliográficas 
Simionato.E.Mohr.F, Wikelman.E.R. Efeito da Crioterapia no tratamento da lipodistrofia localizada – Revisão da literatura p.93, 2013.
LUANA LELIS 

terça-feira, 10 de maio de 2016

Chumbo nos batons, quais os riscos a saúde?

http://blogconsultoria.natura.net/wp-content/uploads/2010/03/batons.jpg


Devido à crescente preocupação da população mundial com as questões de embelezamento, o uso de cosméticos como os batons se torna cada vez mais frequente, exigindo assim, uma maior preocupação por parte das autoridades reguladoras, quanto aos possíveis efeitos maléficos destes produtos no organismo humano. Sendo assim, produtos que entram em contato com mucosas como os batons, oferecem grandes riscos, já que, podem ser ingeridos via oral.

Alguns metais podem estar presentes nas formulações dos batons. Atualmente, o chumbo é um dos contaminantes mais comuns encontrados nos batons e no meio ambiente. Assim, todos os seres humanos têm chumbo em seus organismos, como resultado da exposição à fontes exógenas, ou seja, provenientes do ambiente, sendo assim, incorporados por vias respiratórias e gastrointestinais.

Há grandes riscos de afetar praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo humano, dependendo da intensidade, do tempo de exposição e da sensibilidade individual de cada pessoa.

Sua toxidade está relacionada ao sistema nervoso, e desvios hematológicos que levam à anemia, porém podem ocorrer efeitos renais, cardiovasculares, na reprodução, entre outros problemas, apesar de alguns questionamentos, ainda não existem evidências relacionadas ao câncer.

De acordo com a revista Veja.com /saúde de 2013, foi realizada uma pesquisa pela Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, onde foram encontrados vários metais tóxicos em batons.



De 32 produtos analisados, 24 apresentam chumbo, mas em concentração pequena, de modo que tanto o uso normal quanto o intenso não provocou uma ingestão diária do metal acima do recomendado, mas sendo preocupante em relação às crianças que brincam com maquiagens e adultos que fazem uso muito intenso desses produtos.

Existe uma regulamentação de corantes e conservantes presentes nos cosméticos, sendo permitido a concentração máxima de chumbo, de 20 partes por milhão (ppm), ou seja, uma solução de 20 ppm, deve conter 20g do soluto em 1 milhão de gramas, para que dessa forma não causem danos à saúde.

IMPORTANTE!!

Independente do grau de risco que o cosmético apresenta, este deve ser seguro, ou seja, define-se segurança em termos de probabilidade de que o produto não provoque danos significativos. Para isso, o entendimento do funcionamento dos testes de segurança é primordial.

A ANVISA, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, é responsável pela fiscalização e regulamentação das legislações sanitárias e autorização de comercialização dos artigos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. Todas as empresas que fabricam, importam ou armazenam produtos cosméticos, devem seguir as legislações sanitárias, desde a projeção e instalação da fábrica, até o lançamento do produto para o mercado. Os produtos cosméticos devem ser notificados ou registrados na Anvisa; já empresas habilitadas devem possuir autorização de funcionamento junto a essa agência, que regulamenta e inspeciona.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Pereira, M.F.L. Cosmetologia. Difusão Editora, série curso de estética, p. 29, 2014.Moreira, F.R. e Moreira, J.C. A cinética do chumbo no organismo humano e sua importância para a saúde, p. 168, 2003.Pesquisa encontra metais em batons nos EUA - Editado pela revista veja.com/saúdeDias, A.C.E. e Rau.C. Contaminantes em batom: riscos e aspectos regulatórios, p. 3.3.2, 2013.

Natália Rodrigues 

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Caspa X Argiloterapia

CASPA

Um dos cuidados básicos para quem tem caspa é o de reforçar ainda mais a higiene. As pessoas não podem deixar de lavar periodicamente os cabelos, pois a higienização capilar é realmente fundamental. A lavagem contribui muito para a remoção de agentes poluidores como poeira e elimina a oleosidade excessiva, álem disso não se deve compartilhar objetos como, pente e escova de cabelo, caso isso aconteça como nos salões de beleza é de suma importância a higienização e desinfeção correta após o uso de uma pessoa para outra.










http:/belezaesaudade.com/caspa/

A caspa causa coceira e pequenos flocos no couro cabeludo. A intensidade destes sintomas varia de uma pessoa para outra.
A caspa comum pode ser controlada pela lavagem em certos intervalos e pelo uso de xampus anticaspa, que irão diminuir a coceira e deixarão o couro cabeludo limpo e livre desses pequenos flocos.
O fator desencadeante da caspa ainda não foi comprovado decididamente, mas já se sabe que transpiração, a oleosidade excessiva, a falta de higiene do couro cabeludo, dieta alimentar inadequada e o stress são alguns dos aliados no aumento da propagação de fungos do tipo Pityrosporum ovale, também conhecidos por Malassezia furfur, um microorganismo característico nas pessoas acometidas pelo problema.










www.google.com.br/search?q=caspa+couro+cabeludo+cuidados+para+nao+contagiar&espv=2&biw=1024&bih=667&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj8k4SozLzMAhUGpR4KHYRqAfoQ_AUIBigB&dpr=1


O primeiro passo para evitar a caspa seria manter a higiene do cabelo com o uso de xampus, tônicos capilares e condicionadores adequados a cada tipo de cabelo.
Como possíveis causas e fatores agravantes tanto da caspa como da dermatite seborréica, o fungo Malassezia furfur que vive naturalmente no couro cabeludo e que, quando presente em grande quantidade, provoca irritação e descamação. Alguns fatores, promovem essa patologia, como por exemplo:
·         Os distúrbios hormonais;
·         Permanentes, alisamentos ou colorações capilares em excesso;
·         Processos alérgicos;
·         Gravidez;
·         Instabilidade emocional, podendo ser a ansiedade, stress, depressão;
·         Reutilização de escovas e pentes sem a devida desinfecção de um cliente para outro, etc.

Argiloterapia
A argila um ingrediente que, devido às suas propriedades, vem se tornando comum em clínicas de estética e spas no tratamento de pele e cabelos. Coletada diretamente do solo, ela é o resultado da mistura de elementos como derivados do alumínio, silicatos e hidróxidos coloidais, possuindo em sua composição ferro, potássio, boro, alumínio, enxofre e cálcio. A argila é absorvente de toxinas e impurezas, e possui propriedades cicatrizantes, anti inflamatórias, purificantes, adstringente, e antissépticas. Promovem a cicatrização e a reconstituição dos tecidos, estimula a circulação sanguínea e linfática e tem efeito tensor e antisséptico.
A argila possui elementos muito eficientes na nutrição e pode devolver a queratina perdida pelos fios danificados. O tratamento com a mascara de argila ajuda purificar, eliminar a oleosidade e fortalecer o couro cabeludo. Auxilia no crescimento saudável dos cabelos, repondo as proteínas e selando os fios.









https://www.google.com.br/search?q=caspa+couro+cabeludo+vermelho&sa=X&espv=2&biw=1024&bih=667&tbm=isch&imgil=yVMlUzOvD1jR9M%253A%253BtlX538lYvbQ6ZM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.bolsademulher.



REFERÊNCIAS 



LIMAS, Rosa, Jaqueline; Duarte, Rosimeri; Moser, Kruger, Denise. A argiloterapia: uma nova alternativa para tratamentos contra seborreia, dermatite seborreica e caspa.RASTINE, Bueno, P, C. Renata. A caspa e a dermatite seborreica do couro cabeludo e seu tratamento tópico. São Paulo- 2007.







 BEATRIZ JÉSSICA

segunda-feira, 2 de maio de 2016

 Reflexologia podal: massagem para os pés

www.elgrupazo.com

É uma técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés, aos quais correspondem regiões e órgãos do corpo. É possível perceber quais partes do corpo registram um desequilíbrio dependendo do grau de desconforto.
A reflexologia dos pés, tem como objetivo principal atuar na prevenção e no auxilio ao tratamento de disfunções do corpo através da pressão nas zonas reflexas dos pés.
É um curso livre que pode ser executado por profissionais de saúde e beleza,como esteticista,podólogos entre outros e regulamentado pela Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias Associadas.
Na hora do procedimento o profissional deve ter alguns cuidados básicos como por exemplo: fazer higienização das mãos manter as unhas cortadas e limpas, usar touca e jaleco.
Em relação aos cuidados ao cliente, deve-se fazer sempre a higienização da cadeira e posiciona-lo confortavelmente, fazer a higienização dos pés para refresca-los e retirar impurezas.
Observação:
 No caso de pacientes com câncer que estejam em tratamento radioterápico, quimioterápico ou hormonal, é fundamental que a Reflexologia seja aplicada apenas por terapeutas amplamente qualificados.
A reflexologia pode ser utilizada como terapia complementar e auxilia no tratamento de diversas doenças e é uma técnica eficaz para aliviar dores e tensões do dia a dia.

Indicações:
·         Dores na coluna                                            
·         Torcicolo
·         Dor muscular
·         Dor no estômago                                        
·         Cólica menstruais
·         Menopausa
·         Tensão- pré menstrual
·         Constipação intestinal
·         Depressão
·         Ansiedade

Contra indicações:
·         Inflamação aguda
·         Infecções e feridas nos pés
·         Gravidez (ate o 3° mês de gestação)
·         Trombose
·         Trombo flebite
·          Diabetes descompensada


www.cuerpohumanox.com












Referencias:
Leite, Fernanda C., and Renato A. Zângaro. "REFLEXOLOGIA: UMA TÉCNICA TERAPÊUTICA ALTERNATIVA."ITIO instituto de terapia integrada e oriental http://www.itiomassagem.com.br/ABRTA -associação brasileira de reflexologia e terapias associadas http://www.abrta.com.br/



                                                        SHIRLEY COSTA






HOMEM CONTEMPORÂNEO

http://esteticanadin.com.br/venha-cuidar-da-sua-barba-na-estetica-nadin/

QUEBRANDO TABUS, ESTÉTICA TAMBÉM É PRA ELES.



Segundo Tenorio & tal ( 2008) no final do século XX e início do século XXI, surgiu uma nova imagem de homem na sociedade. Um homem associado à cultura “pop”, com influências contemporâneas e liberais, que pregava liberdade de expressão e atitude. Um homem que se libertou das algemas preconceituosas do machismo. Esse novo ideal ficou mais conhecido como METROSSEXUAL, o qual se preocupava em se vestir bem, gostava de cozinhar e ir às compras. Atividades como ir ao salão de beleza, clínica de estética, dançar ou até cuidar das crianças não ameaçavam, de forma alguma, sua masculinidade. Percebeu-se que o sucesso desse novo homem com o sexo oposto superou as expectativas e teve subsídios suficientes para destruir todo o tipo de preconceito.

O MERCADO DA VAIDADE MASCULINA

Segundo Freitas (2006) durante o século XX o homem que se preocupava com a estética tinha logo sua masculinidade colocada em cheque. Nos dias de hoje, os homens evidenciam que vaidade também é uma característica masculina. De acordo com reportagem no Caderno dominical Donna ZH, online, do dia nove de Julho de 2010, pesquisas revelam que o Brasil já é o segundo maior mercado do mundo de cuidados pessoais masculinos. A consultoria Euromonitor Internacional afirma que só em 2010, os brasileiros tendem a gastar US$ 2,69 bilhões em produtos específicos de beleza. Esses dados indicam um aumento de 17% em relação ao ano anterior. Toda essa preocupação com a aparência também é comprovada nos consultórios médicos. Segundo os Laboratórios Vichy, da L’Oréal, uma pesquisa feita com 600 dermatologistas da América Latina, revela que 30% dos pacientes são homens


A lista de procedimentos estéticos é imensa, a seguir: o que é, e o que esperar de procedimentos estéticos mais procurados por homens.



DEPILAÇÃO A LASER: Atualmente o laser tem sido muito procurado o tratamento de depilação, que age de forma térmica no folículo piloso atraído pela melanina (pigmento que da cor ao pelo) levando a sua destruição. Em relação ao pêlo, quanto maior o seu diâmetro e mais pigmentado, mais fácil e rápido será sua destruição pelo laser. Possui bons resultados, porém tem de se ter cuidados com as contraindicações como com os fototipos que tem de ser bem analisados para gerar bons resultados. A depilação a laser apresenta importante redução da densidade pilosa, mas não conseguimos alcançar redução total.
REJUVENESCIMENTO FACIAL: Massagens faciais e creme anti-idade são muito procurados pelos homens. Embora o creme feminino possa ser usado e indicado, há cremes especiais para eles, que contam com uma concentração maior de ativos, como a vitamina C e os ácidos retinóico. Isso é necessário para que a absorção seja mais eficaz, uma vez que a pele do homem costuma ser um pouco mais espessa do que a da mulher.
Existem métodos ablativos e não-ablativos para obter o resultado desejado.
Entre os métodos ablativos estão a dermabrasão, os peelings químicos e LASER (como CO2, YAG). Este tratamento consiste em uma lesão controlada da epiderme a uma profundidade especifica – diretamente causada por força física, térmica ou química. Este tratamento induz a uma resposta reparadora pela pele, resultando na deposição de uma nova pele com características melhoradas pois durante o processo cicatricial a pele fica rejuvenescida.
Métodos não-ablativos como IPL (Luz Pulsada) e radio frequência bi-polar induzem a uma reparação da derme sem uma lesão notável na epiderme (camada mais superficial da pele).
DRENAGEM: Melhora da circulação linfática, favorecendo a eliminação das toxinas, resíduos metabólicos, e o excesso de líquidos acumulados no espaço intersticial
GORDURA LOCALIZADA: Carboxterapia, massagem modeladora, mantus, rádio frequência, Criolipólise, dentre outas
LIMPEZA DE PELE: A limpeza de pele facial é uma técnica com a finalidade de afinar a camada superficial da pele, remover as células mortas, remover os cravos abertos ou fechados e uniformizar o aspecto da pele. É importante realizar uma anamnse detalhada para estabelecer os tipos cutâneos e sua adequação os dermocosméticos. É de extrema importância dominar a técnica de extração das lesões (comedões, pústulas e milius). Estabelecida essas condições, pode trabalhar a pele do paciente com segurança e perícia necessárias.
SOBRANCELHAS: Fazer as sobrancelhas também está entre os cuidados da vaidade masculina. Existem profissionais especializados em design de sobrancelha masculina.
HIGIENE DOS PÉS: são feitas para manter um aspecto mais limpo e bem cuidado; chulé, calos, pele grossa, unha encravada em decorrência do uso de sapatos de bico fino, micose é importante que procure sempre profissionais da área, um podólogo, se o problema for calos e um dermatologista, se for micose.

Além da vaidade o importante é você se sentir bem com você e com o espelho. Procedimentos existem dos mais diversos, como mostramos aqui, procure um especialista da área, estude seu caso e se informe sobre a clínica e procedimentos. Afinal, bem-estar e autoconfiança estão em jogo e você não pode abrir mão disso.

REFERENCIAS:Estevão, Rua José. "Laser: fundamentos e indicações em dermatologia."Med Cutan Iber Lat Am 37.1 (2009): 5-27.Oliveira Júnior, Edyr Batista de, and Cristina Donza Cancela. "Que corpo é esse? O metrossexual em debate." Revista do NUFEN 4.1 (2012): 20-33.Shimizu, Akira Ken. EstÉtica Facial. Clube de Autores, 2015.Núcleo, I. P. Ê. "Vaidade masculina: Cuidados com a beleza do homem." (2015).Cairoli, Carlos Eurico Dornelles. "Deficiência Androgênica no Envelhecimento Masculino (DAEM) Androgen Decline in Ageing Male." Revista AMRIGS 48.4 (2004): 291-299..Penteado, FAAP-SP. "Vaidade Masculina: o homem contemporâneo1."POSSATI, JANAÍNA FERNANDES. "REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS: O PERFIL DO NOVO HOMEM." da Fonseca, Marcela TBN, and Silvani Emiliano. "A ESTÉTICA MASCULINA ATRAVÉS DA HISTORIA DA MODA VESTUÁRIO DO SECULO XX AOS DIAS ATUAIS. UM ESTUDO BIBLIOGRAFICO."
BRUNA VIEIRA