Como em todas as áreas profissionais, os esteticistas também
possuem um código de ética a ser seguido, garantindo assim segurança e
qualidade no atendimento, tanto para clientes, como para a própria classe.
A boa conduta ética faz do esteticista um profissional
diferenciado e valorizado por seus cliente e colegas.
De acordo com a CIDESCO (comitê internacional de estética e
cosmetologia), o esteticista ou profissional da beleza, tem como função atender
e cuidar de seus clientes, embasado em sólida formação técnica, com domínio
total de todos os setores que compõe a estética e cosmetologia. É seu papel
prestar serviços de alta qualidade ao público, com objetivo de melhorar e
manter a aparência externa e as funções naturais da pele, influenciando-os ao
relaxamento e bem-estar físico do corpo e da mente. Deve ainda estar
qualificado para exercer sua capacidade em âmbito internacional, mantendo
conduta ética e moral irrepreensível.
Os funcionários devem realizar suas tarefas de maneira que
ajudem às empresas no alcance das metas, neste sentido é possível afirmar que o
ambiente promovido pelas empresas deve ser propício para que coexista uma
relação de ganha “versus” ganha, aspecto este promovido pelas políticas e
práticas de Gestão de Pessoas. Em geral, os esteticistas são avaliados 90 dias
depois da contratação e anualmente, a partir de então. Nesse meio tempo,
desenvolver métodos que propiciem a autoanálise e o feedback da gerência pode
ajuda-lo a se familiarizar com o processo e o ambiente de trabalho, além de
reforçar a conduta ética e moral no atendimento.
É sempre aconselhável que o profissional da saúde busque o
autoconhecimento, a fim de facilitar a compreensão e o manejo adequados da
queixa do cliente.
Contudo, é fundamental que cliente saiba que ele é o maior
responsável pelos resultados e pela mudança que ele deseja. O atendimento além
de ser receptivo deve ser esclarecedor e informativo, não basta apenas um 'bom
dia' ou uma ‘boa tarde’ do esteticista, é preciso entender, auxiliar e esclarecer
as dúvidas dos clientes, para que este consiga dar prosseguimento ao
procedimento em sua residência, obtendo assim o resultado que almeja.
Vale lembrar que essa é uma profissão que segue as normas
sanitárias estabelecidas pelo governo. Se você deseja ser um profissional
eficiente deve aprender as regras e sempre segui-las a risca. É assim que você,
seus colegas e clientes poderão ter um sentimento mútuo de respeito e
confiança.
Referências Bibliográficas
STANDARD.M FUNDAMENTOS DA ESTÉTICA PG 31-34 10°EDIÇÃO 01 ORIENTAÇÕES E NEGÓCIOS CENGAGE LEARNING 2011
STANDARD.M FUNDAMENTOS DA ESTÉTICA PG 93 10°EDIÇÃO 02 CIÊNCIAS GERAIS CENGAGE LEARNING 2011
A RELAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E CLIENTES-TENDENCIAS E PERSPECTIVAS 2014 ROBERTO KANANEAA.
Para sermos profissionais, diferenciados dos demais, é fundamental adquirirmos as competências necessárias, e quanto maior for nosso nível de preparação, sem dúvida alguma, maior será a chance de alcançarmos sucesso.
ResponderExcluirParabéns, Estou adorando o Blog de vocês!!
Obrigada!!
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