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quinta-feira, 19 de maio de 2016

A Postura do Esteticista em Relação ao Cliente

Como em todas as áreas profissionais, os esteticistas também possuem um código de ética a ser seguido, garantindo assim segurança e qualidade no atendimento, tanto para clientes, como para a própria classe.
A boa conduta ética faz do esteticista um profissional diferenciado e valorizado por seus cliente e colegas.
De acordo com a CIDESCO (comitê internacional de estética e cosmetologia), o esteticista ou profissional da beleza, tem como função atender e cuidar de seus clientes, embasado em sólida formação técnica, com domínio total de todos os setores que compõe a estética e cosmetologia. É seu papel prestar serviços de alta qualidade ao público, com objetivo de melhorar e manter a aparência externa e as funções naturais da pele, influenciando-os ao relaxamento e bem-estar físico do corpo e da mente. Deve ainda estar qualificado para exercer sua capacidade em âmbito internacional, mantendo conduta ética e moral irrepreensível.
Os funcionários devem realizar suas tarefas de maneira que ajudem às empresas no alcance das metas, neste sentido é possível afirmar que o ambiente promovido pelas empresas deve ser propício para que coexista uma relação de ganha “versus” ganha, aspecto este promovido pelas políticas e práticas de Gestão de Pessoas. Em geral, os esteticistas são avaliados 90 dias depois da contratação e anualmente, a partir de então. Nesse meio tempo, desenvolver métodos que propiciem a autoanálise e o feedback da gerência pode ajuda-lo a se familiarizar com o processo e o ambiente de trabalho, além de reforçar a conduta ética e moral no atendimento.
É sempre aconselhável que o profissional da saúde busque o autoconhecimento, a fim de facilitar a compreensão e o manejo adequados da queixa do cliente.
Contudo, é fundamental que cliente saiba que ele é o maior responsável pelos resultados e pela mudança que ele deseja. O atendimento além de ser receptivo deve ser esclarecedor e informativo, não basta apenas um 'bom dia' ou uma ‘boa tarde’ do esteticista, é preciso entender, auxiliar e esclarecer as dúvidas dos clientes, para que este consiga dar prosseguimento ao procedimento em sua residência, obtendo assim o resultado que almeja.
Vale lembrar que essa é uma profissão que segue as normas sanitárias estabelecidas pelo governo. Se você deseja ser um profissional eficiente deve aprender as regras e sempre segui-las a risca. É assim que você, seus colegas e clientes poderão ter um sentimento mútuo de respeito e confiança.
                
Referências Bibliográficas

STANDARD.M FUNDAMENTOS DA ESTÉTICA PG 31-34 10°EDIÇÃO  01 ORIENTAÇÕES E NEGÓCIOS CENGAGE LEARNING 2011
STANDARD.M FUNDAMENTOS DA ESTÉTICA PG 93 10°EDIÇÃO 02 CIÊNCIAS GERAIS CENGAGE LEARNING 2011
A RELAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E CLIENTES-TENDENCIAS E PERSPECTIVAS 2014 ROBERTO KANANEAA.


2 comentários:

  1. Para sermos profissionais, diferenciados dos demais, é fundamental adquirirmos as competências necessárias, e quanto maior for nosso nível de preparação, sem dúvida alguma, maior será a chance de alcançarmos sucesso.
    Parabéns, Estou adorando o Blog de vocês!!

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