É uma massagem manual vigorosa de deslizamento profundo, movimentos intensos, rápidos e repetitivos, com o intuito de atingir camadas mais profundas da pele. Utiliza movimentos como deslizamento, amassamento, e percussão como os movimentos da massagem clássica, porém muito mais intensos.
Qual o objetivo da Massagem Modeladora
Tem o objetivo de mobilizar o tecido gorduroso e modelar a silhueta, todavia, não é correto dizer que pode gerar a lipólise, quebra de gordura. Não existe nenhuma unanimidade cientifica sobre isso.
Reduzir a celulite no local, apenas se ela for leve ou moderada. Porém, não se pode dizer que ela é capaz de quebrar gorduras, já que é impossível faz isso com as mãos.
Os pontos mais procurados a serem trabalhados são: nádegas, coxas, braços, cintura e abdômen.
Nomes que a massagem modeladora recebem:
Massagem power, massagem turbinada, lipoescultura com as mãos.
A massagem modeladora não faz lipoescultura por exemplo. Por isso precisamos ficar atentas, porque muitos procedimentos estéticos como citados nem sempre traduzem o que é realmente o procedimento, e seu efeito fisiológico.
Massagem modeladora quebra gordura?
O principal objetivo da massagem modeladora é atuar sobre a redistribuição da gordura localizada e melhora a circulação sanguínea nesse tecido. O especialista nessa técnica de massagem executa movimentos específicos para atenuar a celulite e melhorar aspecto da pele. Desta forma, a massagem modeladora traz diminuição de medidas, da celulite, auxiliando na lipólise( quebra da gordura) e modelagem do corpo, além de prevenir flacidez, melhorando a elasticidade da pele.
A massagem modeladora causa hematomas, deixa roxo a pele?
Pode haver dor, mas não deve ser algo excessivo. Não deve haver hematomas nas regiões em que a massagem for feita(isso indica que o precedimento foi executado de forma errada, com muita pressão na região).Além disso, as manchas roxas indicam lesão de pequenos vasos sanguíneos, o que não é terapêutico.
Efeitos Fisiológicos
Aumento da circulação sanguínea local; Aumento da oxigenação e nutrição local; Melhora da extensibilidade tecidual; Melhora da permeação de ativos.
Indicações:
Modelagem corporal; Redução de medidas; Gordura localizada; Fibro edema Giloide (celulite).
Contraindicações:
Câncer; Gravidez(em abdômen); Dermatites e dermatoses; Lesões no local; Trombose venosa profunda; Processos inflamatórios; Pós operatório imediato.
Sessões
A massagem modeladora deve ser feita uma ou duas vezes por semana, e normalmente o tratamento deve ser continuo, para ter um resultado satisfatório. Cada sessão dura em média de 30 a 40 minutos, e pode haver intervalos de 48 a 72 horas entre cada uma delas.
Cuidados antes da massagem modeladora
Como geralmente a massagem é realizada com cosméticos termogênicos( que aquecem e estimulam o metabolismo local), o ideal é que seja feita uma esfoliação corporal uma vez por semana, para que se consiga uma melhor penetração dos princípios ativos que estes cosméticos contem. Se a intenção for realizar a massagem no abdômen , o ideal é não comer antes da sessão, pois os movimentos vigorosos podem provocar refluxo ou mesmo vômito durante a massagem. Alimentação leve com jejum de uma hora e meia é o suficiente.
A massagem deve ser feita por um profissional de confiança, para que não deixe hematomas. É importantíssimo que a massagem modeladora seja feita por profissionais capacitados, geralmente os esteticistas.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: · ANDRADE, M. Endermologia. Lisboa, Disponível em: acesso em: 15. Dez. 2013.
· APPLEGATE, Edith J. Anatomia e fisiologia. Rio de janeiro: Elsevier, 2012.
· BORGES, Fábio dos Santos. Dermato-funcional: modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo: Phorte, 2006.
· BOLAN, Gisele Apolinário. Os efeitos da aplicação da eletrolipoforese na adiposidade da região do abdômen em mulheres jovens. 2009.
· BORELLI, S. As Idades da Pele: orientação e prevenção. São Paulo: Senac: São Paulo, 2004. CASSAR, M. Manual de Massagem Terapêutica. São Paulo: Manole, 2001.
· COVILLE, Thomas; BASSERT, Joana M. Anatomia e Fisiologia clinica para medicina veterinária. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
BEATRIZ JÉSSICA.
Qual a media dos valores por sessão ??
ResponderExcluirO valor pode variar de acordo com a localização da clínica
ResponderExcluir